dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

Recursos tecnológicos que melhorem a qualidade dos produtos e aumentem a competitividade e a produtividade da indústria de laticínios são atrativos do ponto de vista econômico. Dentro desse contexto, o uso de dióxido de carbono (CO2) tem despertado grande interesse por ser de aplicação simples, seguro e de baixo custo. Diversos efeitos podem ser visivelmente observados na tecnologia e no produto final, quando se utiliza a pré-acidificação do leite com CO2 para fabricação de queijos. Dentre eles, vários autores têm relatado efeitos tecnológicos como diminuição do tempo de coagulação, aumento da firmeza da coalhada, maior liberação de soro, redução da dose de coalho, melhor controle do processo e alterações no rendimento.

A adição de CO2 por meios artificiais abaixa o pH do leite e resulta em diminuição do tempo de coagulação. Esse efeito pode ser usado para se obter o mesmo tempo de coagulação com menor quantidade de coalho. A injeção de CO2 normalmente é feita na linha de alimentação do tanque de fabricação sendo que a taxa de injeção e o tempo de contato com o leite antes de misturar o coalho tem de ser calculados quando o sistema for instalado. Queijarias que utilizam o dióxido de carbono relatam que a quantidade de coalho pode ser reduzida pela metade sem efeitos adversos, o que seria uma grande vantagem do ponto de vista econômico.

Em 2010 a EPAMIG, por meio do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, desenvolveu projeto de pesquisa financiado pela própria FAPEMIG no qual foi avaliada a incorporação de CO2 dissolvido no leite para a fabricação dos queijos Minas Frescal e Minas Padrão. Foram alcançados resultados muito interessantes que demonstraram, dentre outros fatores, que a incorporação de CO2 não afetou o perfil fermentativo da cultura lática no queijo Minas Padrão, bem como não alterou a composição, a preferência e a aceitabilidade sensorial dos queijos. Os queijos Minas produzidos com leite pré-acidificado com injeção de CO2 apresentaram reduções nos tempos de fabricação para ambos os queijos. Também foi detectada menor porcentagem de perda de proteína no soro de ambos os queijos tratados com injeção de CO2, o que indica que modificações na tecnologia poderiam aumentar o rendimento da fabricação.

A literatura relata as propriedades e os efeitos tecnológicos da utilização do CO2 no leite e em produtos lácteos. Os estudos sobre o assunto, principalmente em relação ao uso de CO2 em tecnologia de queijos, são ainda limitados. Observa-se que a literatura ainda pode avançar, principalmente com relação à elucidação dos efeitos benéficos da utilização de CO2 em queijos.

Os benefícios tecnológicos e econômicos gerados pela utilização do CO2 são suficientes para justificar a sua aplicabilidade e incentivar as pesquisas, principalmente com relação à modificação do processo de fabricação dos queijos, visando melhorar as variáveis de rendimento. Modificações bem sucedidas serão necessárias para dar subsídios às indústrias de laticínios na tomada de decisão quanto à utilização de CO2 dissolvido no leite para a fabricação de queijo.

Atualmente no Brasil não existe legislação específica sobre o assunto e o serviço de Inspeção Federal brasileiro atualmente proíbe a adição de dióxido de carbono ao leite para a fabricação de queijos e outros produtos lácteos. A justificativa contra a adição é que os possíveis efeitos microbiológicos relatados na literatura possam gerar algum tipo de negligência com relação às boas práticas de produção do leite e de fabricação dos produtos lácteos. No entanto, os principais efeitos benéficos para os queijos podem ser de caráter tecnológico.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Gilberto Favaretto
25/08/2011 - 07:43
como esta hoje a legislaþÒo na questÒo da utilizaþÒo do CO2 na fabricaþÒo de queijos ?

Gilberto Favaretto
25/08/2011 - 07:48
Na questÒo socio/embiental, busco alternativas para reuso do CO2 na agricultura . Este CO2 deverß ser capturado em fontes poluentes assim minimizar seu impacto consequentemente gerando recursos a ser aplicados no pr¾prio neg¾cio . Sustentabilidade

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Qualidade do Leite - Artigos já Publicados

Fatores impactantes na qualidade do leite de tanques comunitários
01/04/2015

Diagnóstico ambiental da produção de queijo minas artesanal na região da Serra da Canastra (MG)
12/11/2013

Manejo correto da ordenha para uma melhor qualidade do leite
11/04/2013

Coagulabilidade do leite para fabricação de queijos
07/03/2012

Tratamento da casca de queijo Canastra com resina como forma de melhorar o aspecto e de agregar valor ao produto
26/12/2011

A importância da pasteurização do leite para a saúde pública
11/11/2011

Aplicação de novas tecnologias na fabricação de queijo Minas artesanal
08/08/2011

Produção de soro de leite em pó
04/04/2011

Viabilidade tecnológica do uso de ácido lático na elaboração de queijo de coalho
23/02/2011

Uso de extensores em fabricações de queijo Minas Frescal: alternativa com viabilidade tecnológica
12/01/2011

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada